Páginas

VÍDEO DO DIA

du Pré: uma vida para a música!



Jacqueline du Pré nasceu em Oxford, Inglaterra. Aos quatro anos de idade, ao ouvir o som do violoncelo no rádio, falou: "quero um desse". 

Foi sua mãe quem lhe deu as primeiras lições com pequenas peças acompanhadas de ilustrações.  Posteriormente, aos cinco anos, du Pré foi estudar na Escola de Violoncelo de Londres. 

Aos dezesseis anos ela estreou formalmente e aos vinte gravou o concerto de Elgar pela EMI, o que lhe trouxe reconhecimento internacional.

Du Pré tocava dois violoncelos Stradivarius: o de 1673 (atualmente chamado de Stradivarius du Pré) e o de 1712 (Stradivarius Davidov).

No ano novo de 1966 Jacquelina du Pré conheceu o pianista e maestro Daniel Barenboim. Ela cancelou  suas apresentações, voou para Jerusalém e converteu-se ao judaísmo: casaram-se. Foi uma das mais frutíferas relações na música.

Em 1971 ela teve um irreversível declíneo, começando com a perda de sensibilidade dos seus dedos. Foi diagnosticada, então, com esclerose múltipla em 1973.

Jaqueline du Pré morreu em Londres no dia 19 de outubro de 1987 aos quarenta e dois anos.

A Fundação Vuitton leiloou seu Stradivarius Davidov por um milhão de libras, sendo arrematado pelo violoncelista Yo-Yo Ma.

Aqui ela toca o primeiro movimento do concerto para violoncello de Elgar sob a regência de Daniel Barenboim.

Veja o filme Hilary and Jackie.

Ama a vida e segue!
@galldino